sexta-feira, 15 de junho de 2018

Orações Coordenadas por Romantismo


Período Composto por Coordenação é todo enunciado linguístico de sentido completo formado por orações que se coordenam entre si, ou seja, que se organizam dentro da estrutura da frase, mas não há relação sintática entre elas. As Orações Coordenadas são independentes e se agrupam em assindéticas (desprovidas de conectivos) e sindéticas (introduzidas por conectivos).

1. Oraç. Coord. Assindética
- "Olhamo-nos a primeira vez, / sentimos algo incomum, / os olhos se embebeceram de emoção, / o coração não mediu esforços, / o corpo inteiro resplandeceu."

2. Oraç. Coord. Sindéticas 
a) Aditivas (indicam soma, acréscimo de ideias) 
- "De ti eu me encanto / e em ti eu me entrego!"
- "Não só quero fazê-la feliz / como hei de conseguir." 

b) Adversativas (indicam oposição, contrariedade)
- "Milhões de motivos tenho para partir, / mas mesmo assim resolvi ficar."
- "Quis dar-te minha vida, / todavia acabei por dar meu mundo inteiro!"

c) Alternativas (indicam opção, escolha)
- "Seja em dias bons, / seja em dias ruins, / não deixarei de te amar!"
- "Ora deslizava os dedos em seus cabelos, / ora acariciava o rosto com delicadeza."

d) Conclusivas (indicam conclusão, finalização)
- "Nunca fui para ti causa de decepção, / portanto deves ter por mim confiança!"
- "Desafios já enfrentamos, / então devíamos fortalecer um ao outro!"

e) Explicativas (indicam explicação, justificativa)
- "Coração é uma terra sem dono, / pois dele não temos domínio."
- "Eu te amo, / porque és para mim muito especial."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CURSO REDIGIR IGUATU

CURSO REDIGIR IGUATU
Curso específico de Língua Portuguesa e Redação para ENEM, concursos e outros vestibulares.