quinta-feira, 11 de maio de 2017

Redação Enem 2017 (parte 1)

A questão da Mobilidade Urbana no Brasil

O trânsito é uma das maiores preocupações para a população de grandes centros urbanos ou até mesmo para cidades do interior que sofrem constantemente com a desordem de pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas em suas ruas. Este assunto é sempre muito evidente nas aulas de preparação para o Enem, principalmente em época de grandes eventos, datas comemorativas, mês de férias, etc. Cidades como Fortaleza, Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro sofrem cotidianamente com a mobilidade de seus habitantes, que circulam todos os dias em diferentes meios. Esta locomoção urbana acontece muitas vezes de modo desordenado gerando grandes congestionamentos, acidentes e afetando diretamente o trabalho de milhares de pessoas. Para o candidato inscrito no Enem, é preciso conhecimento prévio acerca deste assunto, adquirido por meio da leitura e prática de produção de textos sobre o tema.

Alguns recursos argumentativos podem ser usados na elaboração de um texto sobre este assunto. Uma das causas para o problema no trânsito brasileiro é a falta de planejamento urbano em ruas de grande circulação de veículos. É necessário que haja um espaço adequado para a circulação de ônibus, ciclistas (com a construção de ciclovias) e pedestres (livrando as calçadas de pequenos pontos comerciais). A má qualidade do transporte público e o incentivo ao consumo faz a população optar pelo transporte individual. Outros fatores que contribuem para o aumento da frota de veículos nas cidades são: o aumento da renda da população e as facilidades de crédito para a compra de carros. Estes fatores podem servir muito para a construção do desenvolvimento do seu texto, argumentando sempre de modo convincente.

A ‘Competência V’ da grade de correção da redação exige do candidato a elaboração de uma proposta de intervenção para o problema abordado. A proposta precisa, ainda, respeitar os direitos humanos como: cidadania, liberdade, solidariedade e diversidade cultural. 

Com base na leitura de alguns artigos extraídos da internet e na opinião de especialistas sobre o assunto, apresento a seguir algumas das soluções para o problema da mobilidade urbana: remodelar as calçadas para que os pedestres sintam liberdade e segurança na hora de locomoverem-se; implantar ciclovias protegidas e sinalizadas em avenidas com grande movimentação; cobrar uma tarifa dos motoristas que circulem em determinadas áreas da cidade; controlar o impacto de novas construções na cidade; reduzir a quantidade de caminhões e veículos de grande porte nos centros comerciais em horário de pico; criar áreas de integração para diferentes tipos de transporte, tais como: ônibus coletivo, carros, bicicletas e metrôs. Estas sugestões adéquam-se ao perfil de cada município, pois em muitos lugares estas medidas já existem e funcionam perfeitamente e em outras localidades podem não ser suficientes.

Aqui fica a primeira análise de uma possível proposta de redação para o Enem 2017. Leia, pratique, escreva... Abraço forte e até a próxima!

quarta-feira, 10 de maio de 2017

Redação Enem 2017 (parte 2)

A Liberação da Maconha



Olá, rapaziada! Voltei com mais uma análise de um dos possíveis temas da redação do ENEM 2017. Desta vez, trataremos sobre a Legalização da Maconha em território brasileiro. Se possível, querido candidato, faça algumas leituras acerca do assunto a fim de reforçar seus conhecimentos. Vamos lá? 

A maconha é uma planta herbácea considerada uma droga ilícita, que pode gerar alguns efeitos negativos e que pode causar dependência, como qualquer outra droga (isso não é novidade para ninguém). A discussão em torno de sua liberação já tem tramitado no Senado brasileiro há certo tempo e a Comissão de Direitos Humanos tem promovido alguns debates sobre a regulamentação de seu uso recreativo, medicinal e industrial. 

Não nos restam dúvidas de que a maconha pode ser benéfica para o tratamento de algumas doenças, como o glaucoma, por exemplo, mas muitos especialistas admitem que a droga causa efeitos colaterais em longo prazo, tais como: infertilidade, esquizofrenia e outras psicoses, e desagregação social. Estudos recentes demonstram que, em todos os países onde houve algum nível de liberação das drogas, o consumo aumentou notadamente entre os jovens. Eis aí o perigo da questão!

Esse não é um pensamento único a ser seguido na sua redação. Não é obrigatório tratar apenas dos aspectos negativos da liberação da maconha. Posicione-se criticamente sobre o assunto manifestando-se acerca dele com argumentos impactantes e convincentes para a defesa de seu ponto de vista. 

Existem muitas pessoas que acreditam ser benéfica a liberação da Cannabis Sativa no Brasil. Para o coordenador do site Growroom, Emílio Figueiredo, “a legalização da maconha só trará à sociedade mais respeito ao usuário, e transferirá a questão do âmbito criminal para o da saúde pública” (http://oglobo.globo.com/opiniao/censura-inadmissivel-14285291#ixzz3GWPrzIDY). 

“Há 50 anos que essa política (de combate às drogas) vem sendo tentada, mas essa política de pura repressão, de mais penitenciárias, de perseguição aos usuários piorou no mundo todo. A coragem do Partido Verde trouxe aqui para o Brasil algo que em Portugal, na Espanha, na Holanda, em vários Estados norte-americanos, e agora no Uruguai, já está se buscando, uma forma de reduzir os danos que as drogas lícitas e ilícitas causam”, disse o ex-candidato à presidência do Brasil, Eduardo Jorge, durante o debate presidencial transmitido pelo portal R7 e pela TV Record, dia 29 de setembro.

Portanto, querido candidato, faça a sua redação baseada naquilo o que você considerar relevante sobre o tema. Lembre-se de que seus argumentos precisam ser embasados numa verdade considerável e que na conclusão deve haver uma proposta de intervenção social para este problema. Leia muito a respeito do tema, para não ser pego de surpresa na hora da prova.

Fica aqui o meu abraço, até a próxima!

CURSO REDIGIR IGUATU

CURSO REDIGIR IGUATU
Curso específico de Língua Portuguesa e Redação para ENEM, concursos e outros vestibulares.