A questão da Mobilidade Urbana no Brasil
O trânsito é uma das maiores preocupações para a população de grandes centros urbanos ou até mesmo para cidades do interior que sofrem constantemente com a desordem de pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas em suas ruas. Este assunto é sempre muito evidente nas aulas de preparação para o Enem, principalmente em época de grandes eventos, datas comemorativas, mês de férias, etc. Cidades como Fortaleza, Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro sofrem cotidianamente com a mobilidade de seus habitantes, que circulam todos os dias em diferentes meios. Esta locomoção urbana acontece muitas vezes de modo desordenado gerando grandes congestionamentos, acidentes e afetando diretamente o trabalho de milhares de pessoas. Para o candidato inscrito no Enem, é preciso conhecimento prévio acerca deste assunto, adquirido por meio da leitura e prática de produção de textos sobre o tema.
Alguns recursos argumentativos podem ser usados na elaboração de um texto sobre este assunto. Uma das causas para o problema no trânsito brasileiro é a falta de planejamento urbano em ruas de grande circulação de veículos. É necessário que haja um espaço adequado para a circulação de ônibus, ciclistas (com a construção de ciclovias) e pedestres (livrando as calçadas de pequenos pontos comerciais). A má qualidade do transporte público e o incentivo ao consumo faz a população optar pelo transporte individual. Outros fatores que contribuem para o aumento da frota de veículos nas cidades são: o aumento da renda da população e as facilidades de crédito para a compra de carros. Estes fatores podem servir muito para a construção do desenvolvimento do seu texto, argumentando sempre de modo convincente.
A ‘Competência V’ da grade de correção da redação exige do candidato a elaboração de uma proposta de intervenção para o problema abordado. A proposta precisa, ainda, respeitar os direitos humanos como: cidadania, liberdade, solidariedade e diversidade cultural.
Com base na leitura de alguns artigos extraídos da internet e na opinião de especialistas sobre o assunto, apresento a seguir algumas das soluções para o problema da mobilidade urbana: remodelar as calçadas para que os pedestres sintam liberdade e segurança na hora de locomoverem-se; implantar ciclovias protegidas e sinalizadas em avenidas com grande movimentação; cobrar uma tarifa dos motoristas que circulem em determinadas áreas da cidade; controlar o impacto de novas construções na cidade; reduzir a quantidade de caminhões e veículos de grande porte nos centros comerciais em horário de pico; criar áreas de integração para diferentes tipos de transporte, tais como: ônibus coletivo, carros, bicicletas e metrôs. Estas sugestões adéquam-se ao perfil de cada município, pois em muitos lugares estas medidas já existem e funcionam perfeitamente e em outras localidades podem não ser suficientes.
Aqui fica a primeira análise de uma possível proposta de redação para o Enem 2017. Leia, pratique, escreva... Abraço forte e até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário