sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Como fazer uma boa redação no ENEM


1 – LINHAS
“Nem de mais, nem de menos.”
Segundo o edital do Enem 2010, redações com menos de dez linhas serão descartadas pelos corretores. O limite máximo é de 30 linhas.
Embora não exista uma regra, é possível equilibrar o texto da seguinte forma: um parágrafo para a introdução (com aproximadamente seis linhas), dois a quatro parágrafos para o desenvolvimento e um para a conclusão.
Se escrever de menos é ruim, escrever demais também pode prejudicar o aluno, caso ele se torne repetitivo apenas para preencher mais linhas.

2 – APOIO
“Aproveite os textos de apoio.”
Junto com o tema, o Enem traz textos de apoio, que podem ser trechos de reportagens, fragmentos de leis, poemas, entre outros.
Eles não estão ali à toa e podem ser utilizados na redação do candidato. Isso não quer dizer que o aluno deva copiar partes dos textos. Ele pode citar, com suas palavras, os dados e argumentos que estão ali, deixando claro quais são as fontes das informações.
Da mesma forma, o estudante pode citar a fonte para discordar dos argumentos utilizados por ela.

3 – TEMPO
“Fique de olho no relógio.”
A redação será aplicada no segundo dia de provas, junto com 45 questões de Linguagens (que este ano inclui Língua Estrangeira, além de Português, Artes e Educação Física) e 45 de Matemática.
O exame terá cinco horas e meia de duração, uma hora e meia de duração, uma hora a mais do que no dia anterior. É exatamente esse tempo adicional que o aluno deve usar para redigir o texto. O ideal é começar o exame pela redação, que é mais cansativa, e só depois partir para as questões objetivas.
Também não se esqueça de reservar cerca de 20 dos 60 minutos para passar o texto a limpo, para a folha definitiva.

4 – RASCUNHO
“Planeje antes de finalizar.”
Tudo o que é feito com planejamento tende a ficar melhor. Por isso é importante usar o rascunho.
Antes de passar o texto a limpo, o estudante deve reler o esboço para verificar se as ideias estão coerentes e se é possível acrescentar alguma informação. Se mesmo com o rascunho você cometer algum erro na versão final passe um traço simples sobre a palavra e siga adiante.
Jamais faça desenhos ou deixe recados para o corretor, pois sua prova pode ser anulada.

5 – TÍTULO
“Ele pode aumentar a nota.”
Se o enunciado não solicitar título, ele passa a ser opcional.
Alguns professores, porém, consideram que o título pode aumentar a nota do aluno - desde que seja criativo e inteligente.
O candidato não deve de forma alguma repetir no título o tema da redação.

6 – MULETAS
“Evitar usar clichês.”
É recomendável evitar abrir o texto com expressões como "no mundo em que vivemos", "atualmente" e "na sociedade atual".
Esses termos se tornaram muito batidos e empobrecem a redação.

7 – GÍRIAS
“Usar ou não a oralidade?”
Não há consenso entre os professores ouvidos pelo Vestibular quanto ao usao de girias.
Para Marlus  Geronasso e Doralice Araújo, elas podem ser utilizadas sem problemas, desde que apareçam entre aspas e sejam empregadas com moderação.
Na avaliação da professora Cleuza Cecato não é de bom tom utilizar expressões da oralidade.

8 – PRIMEIRA PESSOA
“Eu e nós: Pode?”
Ao contrário do que muitos imaginam, é possível usar a primeira pessoa do singular ou do plural, desde que o enunciado não faça nenhuma exigência em contrário.
Só é preciso tomar cuidado para manter a mesma pessoa do início ao fim do texto.

9 – ATUALIDADES
“De olho nas notícias.”
Mantenha-se a par dos problemas sociais, ambientais, políticos e culturais do Brasil lendo revistas e jornais. Só assim você terá argumentos para sustentar o seu ponto de vista.

Um comentário:

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