Neste início de 2015 temos enfrentado temperaturas muito elevadas. Aqui em Iguatu não tem chovido, o asfalto às vezes parece derreter sob nossos pés, dentro de casa a situação não é tão boa assim, o consumo de água é bem maior e as reclamações sobre o calor são constantes. Então surge aquela velha pergunta: é possível morrer literalmente de calor? A resposta é SIM. Dependendo da temperatura e do tempo de exposição ao sol o nosso corpo pode desidratar, o rim pode parar de funcionar, o coração precisa bater mais forte, o suor torna-se intenso, a boca fica ressecada, a pele parece seca e corpo pode acabar não resistindo. Apesar da expressão "eu estou morrendo de calor" ser uma figura de linguagem, é preciso que tenhamos cuidado com a exposição aos raios solares, principalmente em Iguatu, onde o sol parece estar dez palmos acima de nossas cabeças. Manda chuva, Senhor!!!
sábado, 17 de janeiro de 2015
sexta-feira, 16 de janeiro de 2015
Clássicos da Literatura Universal 4
Esta é a obra-prima do maior poeta italiano de todos os tempos. Uma obra dividida em três partes: Inferno, Purgatório e Paraíso. Esta hierarquização de pecados torna o livro envolvente e intrigante por tratar as almas julgadas ao inferno como imperdoáveis, ao passo que aquelas que estiverem no purgatório ainda podem ascender ao paraíso para junto de Deus. Não é em vão que este é um dos livros mais lidos na história da humanidade. Sem dúvida alguma é um livro a ser lido, interpretado e absorvido como tema de reflexão e crescimento cultural, literário e até mesmo espiritual. É preciso ler e comprovar!
quinta-feira, 15 de janeiro de 2015
Clássicos da Literatura Universal 3
Quais as razões que levam "O Pequeno Príncipe" a ser o 4º livro mais lido no mundo? Resposta fácil! A profundidade de sua narrativa faz desta leitura um saboroso passeio pelas aventuras de seus personagens. É uma obra que nos faz refletir sobre o julgamento precipitado com que fazemos das coisas e das pessoas que nos rodeiam e nos conduz à certeza de que é preciso ver além daquilo que se pode enxergar. É preciso haver uma mudança de valores para que não soframos as amarguras da solidão. Alguém certa vez me disse que "este é um livro muito infantil, livrinho de criança", mas quem não tem um espírito de criança vive ainda com o olhar e o coração cheios das mazelas que este mundo nos oferece. O Pequeno Príncipe ainda é e será por um longo tempo um dos livros mais cativantes do mundo. É ler para comprovar!
"Quando o mistério é muito impressionante a gente não ousa desobedecer." Antoine de Saint Exupéry
sexta-feira, 2 de janeiro de 2015
Aos meus estimados alunos
Queridos alunos! Aqui se inicia uma nova fase de nossas vidas. Uma nova etapa no grande processo de aperfeiçoamento moral e intelectual. Este ano estudantil que estamos perto de iniciar deve ser um ano de muito aproveitamento e de superação dos obstáculos que possivelmente encontraremos na caminhada. Viveremos dias especiais em 2015 e está breve o dia em que iniciaremos mais uma etapa de nossa corrida para a vitória.
Para alcançar bons resultados é preciso pensar positivo. Todas as manhãs, antes da saída para a escola, pense positivo, pois, a automensagem positiva é um estímulo que pode mudar o seu humor, fortalecer sua autoconfiança. O bom humor é sempre contagiante. Ao invés de reclamar quando o relógio despertar, agradeça a Deus pela oportunidade de acordar mais um dia. Lembre ao seu professor de fazer sempre a mesma coisa.
Durante o ano, tudo o que você for fazer, faça bem feito. Torne suas atividades atrativas, tenha garra e determinação. Ame o que você faz. Não estude só pela obrigação de estudar, e sim pela satisfação de aprender sempre mais coisas novas. Lembre-se de que nem todos têm a mesma oportunidade.
Meu maior desejo é de que Deus abra as nossas mentes e nos fortaleça com perseverança, paciência e determinação, afinal de contas, estudar não é uma tarefa fácil, mas produz maravilhosos frutos.
Recebam o meu forte e carinhoso abraço.
Atenciosamente,
Prof. Lincoln Lima Lavor
Assinar:
Postagens (Atom)