sexta-feira, 6 de novembro de 2009

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Provérbio Latino 1

"NEMO ET NULLUS HABITABANT IN UNA.
DOMO NEMO PERIT, NULLUS EVASIT. QUIS MANSIT?"

"Ninguém e nenhum habitavam em uma casa.
Ninguém morreu e nenhum desapareceu. Quem permaneceu?"

sábado, 3 de outubro de 2009

Salve! Salve-se!


--> Ó Pátria amada,
Idolatrada,
Salve! Salve-se!

Salve a Amazônia, pelo Amor de Deus!
Salve da injustiça de certos filhos teus.
Salve da cobiça, ganância e ingratidão.
Salve nossas matas da tristeza da devastação.

Ó Pátria amada,
Idolatrada,
Salve! Salve-se!

Salve nossas crianças do descaso e da pobreza,
Salve nossos governantes do pecado da avareza.
Salve nosso povo, nossos bosques e animais,
Salve-nos do mal. Faz brotar em ti a Paz.

Ó Pátria amada,
Idolatrada,
Salve! Salve-se!

Salva-te a ti mesma, a América e o Mundo.
Salve a natureza deste belo mar profundo.
Salve os filhos de teu solo, ó mãe gentil.
Pelo Amor de Deus, salva-te Brasil!

Ó Pátria amada,
Idolatrada,
Salve! Salve-se!

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Piadas de Caserna

Essa é uma situação real vivenciada pelo meu pai, Francisco Célio, à época de seu serviço militar obrigatório. Veja que engraçado.

"Quando prestava o serviço militar inicial no Tiro de Guerra, um dia saímos para acampar. À meia-noite o sargento me acordou intimidando-me a acopanhá-lo aos postos das sentinelas. No segundo posto, mesmo sem claridade, ele percebeu que o soldado dormia em pé, escorado no fuzil, no canto da cerca. Experiente, o sargento pediu que eu ficasse onde estava e se aproximou da sentinela, sem fazer barulho. Abruptamente perguntou aos gritos:
- Está acordado, soldado?
E, de pronto e atordoado, fazendo posição de sentido, o soldado respondeu, também gritando:
- NÃO, SENHOR!"


Esta historinha real foi publicada na revista Seleções Reader's Digest de outubro de 2006, na seção Piadas de Caserna na página 30.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

PÉROLAS 2

Certa vez, aplicando uma prova de redação para uma turma de 9° ano, a prova continha a seguinte proposta: um cientista que havia feito quatro experiências com seres humanos, três de fracasso e uma era o próprio narrador que contaria uma história dando um desfecho para a narrativa. Um dos alunos escreveu que o cientista corria atrás dele para pegá-lo e retirar seu cérebro para desfazer a experiência. O problema é que ele narrou os fatos da seguinte maneira:

"Lá estava na floresta, eu e o cientista, ele corria atrá de mim pra me pegar e nós dois na carreira, péga num péga, péga num péga, péga num péga, péga num péga, péga num péga e depois de tanto correr aí ele pegoooooooooouuuuuuuuuuuu!"

PÉROLAS 1

Numa prova de português do 7° ano, umas das questões tratava sobre a estrutura das palavras. Pedi aos alunos, após a leitura de um pequeno texto, que analisassem o significado do sufixo -ite em palavras como faringite, rinite, otite, laringite etc, que quer dizer 'inflamação'. Pedi-lhes depois que me dessem mais uma palavra com o mesmo sufixo e seu respectivo significado. Uma das respostas foi a seguinte:

PALAVRA: PITE
SIGNIFICADO: Nome de uma cantora de rock.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Sociedade Concorrida


A cada dia que passa nascem milhares de crianças em toda parte. Essas crianças crescem no seio da família e um dia se vão em busca de autonomia e liberdade. Quando crescidos, todos nós sempre almejamos um grande objetivo de vida que já nos é plantado desde o instante de nossa formação no ventre materno: a estabilidade financeira. Indubitavelmente, milhões de pensamentos agitados sonham a todo instante em poder conquistar esta tão sonhada prosperidade. Este propósito é buscado com unhas e dentes por centenas de milhões de pessoas, cada um com a sua necessidade específica. Nem sempre é alcançado devido à escassez de emprego e a uma avassaladora concorrência no mercado. Porém, diante da realidade de um mundo tão desonesto em que vivemos, torna-se difícil crer que um dia este problema seja, de fato, resolvido para todos, que este mesmo mundo poderá ser mais justo para com aqueles que o habitam.

Em meio a tantas transformações climáticas, a sociedade, principalmente a brasileira, vem se tornando cada vez mais complexa. A concorrência por um emprego público, cargo político, espaço nas artes, na medicina, no campo jurídico etc, aumenta gradativamente devido à grande quantidade de jovens que ano após ano encerram sua vida estudantil de colegial e ingressam na vida acadêmica, enquanto muitos encerram sua vida acadêmica e ingressam no mercado de trabalho, tão difícil como ele é, em busca de poderem se firmar como cidadãos e profissionais, de poderem constituir suas famílias, enfim, em busca de se projetarem na vida na busca incessante de realizarem seus sonhos.

Essa autonomia a que se pretende chegar é resultado de muito estudo, pesquisas e reflexões sobre o que de fato vale a pena investir. Nos tempos de hoje, não buscar um aperfeiçoamento intelectual, não buscar alcançar metas, estabelecer rumos, é mesmo que estar à deriva neste mar de preocupações. Em reportagem à Revista Época, de 02 de abril de 2007, o consultor de empresas, Ricardo Neves, afirma que “descolar um emprego será a mais central de suas preocupações, se você está saindo da adolescência e se preparando para entrar na idade adulta”. À medida que aumenta a concorrência, cria-se, inevitavelmente, uma competição acirrada por um lugar de destaque. São muitos em busca de pouco. Muitos que lutam, batalham, dedicam-se até conseguirem. Alguns que só desejam, pensam, têm recursos para conseguir, mas que não buscam. Outros até que desejam, mas já não têm força para chegar lá. A verdade é que as oportunidades são mínimas e apenas aqueles que realmente fazem por onde é que chegam lá. E isso não é bom, não é favorável ao crescimento de um país.

CURSO REDIGIR IGUATU

CURSO REDIGIR IGUATU
Curso específico de Língua Portuguesa e Redação para ENEM, concursos e outros vestibulares.